A decoração no estilo retrô é um desafio para todos os arquitetos. Primeiro porque as peças usadas para esta decoração são antigas, ou seja, peças que sobreviveram com o passar dos anos. E segundo porque o foco dos projetos hoje são designers modernos, com muita tecnologia, automação, ambiente clean, linhas retas, claras e sóbrias. O que dificulta na decisão do cliente é: entro no clima da modernidade e vou para a decoração clean ou sigo o caminho oposto.
Mas o que as pessoas não sabem é que tudo pode ser misturado e o retrô é um deles. Não precisa fazer todo o ambiente com cara de loja de antiquidades, mas pode usar peças antigas para ser destaque na decoração. Seria a mistura do retrô com o moderno. Uma mistura bem sutil e que vem fazendo a diferença na decoração atual.
Quem já não observou na vitrine de uma loja de móveis aquele quarto lindíssimo todo branco com laca em brilho e ao lado da cama aquela mesinha redonda pequena, com o pé bem fino e vermelha ou amarela bem forte? Esse é o melhor exemplo desta mistura. Nossa dica de hoje é: misturar para decorar.
E vamos te ajudar a achar estas peças que farão a diferença no seu ambiente.
Hoje existem muitas peças sendo fabricadas com elementos que se baseiam no retrô, mas os melhores lugares para achar peças verdadeiramente retrô são antiquários ou até mesmo num canto da casa dos pais e avós. Sabe aquele móvel esquecido, que foi deixado de lado porque perdeu a tinta ou enferrujou, ou até mesmo está sem alguma parte dele? Pois é.....este é um móvel que ao ser reformado entra e muito bem no estilo retro. Principalmente se a tal peça vier com as cores laranja, vermelho, amarelo, rosa, lilás. Sempre fortes. E você encontra também elementos bem visíveis que podem ajudar na hora de identificar um móvel retro e usar em sua casa, como pernas pontiagudas, sofás largos, cadeiras arredondadas, superfícies lisas e brilhantes, baixos e com linhas simples. Uma outra característica que pode ser usada para o estilo retrô são fotos em preto e branco no lugar de quadros coloridos.
Garimpar, este é o verbo mais conjugado para decorar um ambiente com estilo retrô. E para o arquiteto é um prazer, já que a criação requer criatividade e estilo próprio.
Por isso, mãos a obra e olho no móvel da mamãe ou da vovó.
Nenhum comentário:
Postar um comentário